quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Espanha e as Tapas


Outro dia um espanhol me disse que a expressão "tapas" vem exatamente de pequenos pires com pequenas porções de comida, que se colocavam em cima de copos de cerveja para se tapar, claro, e não deixar que moscas se aproximassem.
É engraçado, que buscando por restaurantes de tapas em São Paulo, encontrei alguns, mas, com uma grande sofisticação, que ainda não havia visto, nem pela Espanha.
Claro, que aqui, você pode sair para comer em restaurantes caros, eu só não sei direito onde eles estão(!) porque, andando pelas ruas, tudo o que você vê é exatamente isso: Milhares de pessoas, de tapeos, em bares simples, que existem em todas as esquinas, tomando cerveja e simplesmente comendo tapas! Festa de aniversário: tapas! Comemoração de alguma façanha: tapas! Reuniões com os amigos: tapas! Passar no bar, só pra tomar uma cervejinha: só se for com tapas!
O engraçado é que se chove muito, como na semana em que escrevo este texto, ao abrir o mínimo sol ali estão os espanhóis! Tapeando, ou, mais cedo, apenas almuerzando, comendo bocadillos ou tomando um café! Muitos mesmo... dá até tristeza não ter muitos amigos para fazer sempre como as dezenas que ficam ali pelas esquinas... E cada esquina, um bar, um café, sempre cheio, sempre com papos, tapas, cervejinhas e muitas mesas na rua!
Fico imaginando como seria sem crise! Me disseram já, que agora só se come fora 3 vezes na semana, pela crise!
Eu só sei que sentirei muita falta dessas esquinas!

Nenhum comentário: