domingo, 4 de outubro de 2009

Idiomas e noções

Um dia de sexta-feira, em frente ao media markt, uma super Kalunga española, vi uma cena muito engraçada (ou dramática?):
Uma chinesa, creio eu, tentando entrar na loja pela saída! Estava muito claro, que a porta não abria por um motivo forte: estava escrito "salida". Bem grande!
Eu e um outro espanhol, ficamos olhando a atitude da menina... assustados!

É claro que para um brasileiro, mesmo que não tenha a menor noção de Italino, Francês ou Español, e que fez algumas aulas básicas de inglês em qualquer escola, não será difícil estar em um país estrangeiro e compreender o que é "Uscita", "Sortie", "Salida" ou "Exit"!

Para nós, que temos um idioma latino e estamos relativamente acostumados a "ver" inglês por aí, a coisa não é tão complicada!

Mas, fiquei imaginando como é visitar a China, Japão, ou, talvez algum país de língua árabe! Não sei se "saída" também estaria escrito inglês ou algo, talvez sim, nos lugares turísticos, mas, o choque que haveria entre a minha visão, certamente seria igual a da chinesa no media markt! Outra inquietação nesta minha vida tão sedenta... mas, isso é outra história!

Deve ser um pouco como estar no país Vasco, onde, apesar das letras serem iguais, o idioma não faz nenhum sentido. Se não fossem as traduções, claro, não entenderia nada!

Bom, o que me fascina é justamente esta diversidade! Tanta riqueza, e tão pequenos e efêmeros somos para entender a tudo isso!

Nenhum comentário: