terça-feira, 6 de outubro de 2009

Hino Nacional!

Ontem, depois de uma coca cola com um amigo espanhol, onde só falei do Brasil, claro, e, antes de tomar um banho, arrumando meu quarto para dormir, o computador simplesmente deixa de tocar músicas!

Como o Brasil estava na cabeça, passei a pensar no papo do bar, na idéia da Olimpíada, a violência, se existe ou não, o roubo em Madrid da carteira e inclusive do passaporte de minha amiga, que nunca tinha sido roubada no Brasil... e fiquei pensando na grandeza do Brasil!

É engraçado, pois quando percebi estava cantando o Hino Nacional!

!?!?! Hino Nacional! rs

"Do filho deste solo és mãe gentil, Pátria Amada, Brasil!"

Não sei se é tão mãe gentil para todos, mas, percebi que estou com saudade de verdade! Já tinha escrito antes que não sentia saudades quando cheguei, nem um pouco, pois eu queria mais era abraçar Valência e a Europa de todas as maneiras!
Mas, agora, eu creio que é hora de voltar! Por muitos motivos, além da saudade!

O primeiro deles é que eu reencontrei a minha alegria imensa de viver, a que me faz maluca no sentido Mário Prata. Reconstruí o que me havia sido destroçado por uma mudança brusca de vida e ainda consegui construir absurdamente mais em todos os sentidos possíveis! Eu preciso voltar e compartir esta alegria e conhecimento com as pessoas que amo!

O segundo, que não deixa de estar ligado ao primeiro, é que eu vi, que essa alegria é, de fato, brasileira!

Não é à toa, que os europeus que vão para o Brasil se apaixonam, não é à toa que nossa paixão, como disse o senhor presidente no 'Rio ou Madrid', realmente impera! Somos especiais por isso, sabemos viver e dividir com alegria, paixão, etc.

Não me surpreende a surpresa do Jon ao escutar o João Gilberto cantar: "Onde a gente não tem pra comer, mas, de fome não morre" O que é isso? Isso é Brasil... um povo alegre mesmo com a miséria! É bonito e ao mesmo tempo triste! Mas, é bonito, porque esta alegria é daquele lugar!

Creio ainda que as dificuldades que passam os Brasileiros e nos levam a desenvolver o tal do jeitinho nos dá essa capacidade imensa de rebolar e se esquivar de situações difíceis e absurdas, e acaba gerando nossa criatividade! É engraçado ver por aí pessoas que só sabem reagir à situações comuns! Afinal, é tudo sempre tão igual, o inesperado não existe, mesmo neste mundo caótico! A vida é quieta, regrada! E isso não é tão bom quanto parecia!

Somos ricos em literatura, nossa música é fenomenal, entre outras coisas. A princípio, para mim, (claro que não sou absolutista) foi divertido ver televisão na Europa em geral, mas, depois percebi que nossas agências de publicidade mereciam estar no topo do mundo! Sobra criatividade!

Aliás, nossa alegria, nossa diversidade, nossa grandeza territorial e humana, a variedade e amenidade de nosso clima, a ausência de catástrofes naturais, nossa riqueza cultural, biológica, a felicidade, gentileza e acolhimento de nosso povo são insuperáveis. Por todos estes motivos, concordo com Afonso Celso: o Brasil poderá (ainda que alguns acreditem impossível) se tornar o que são os outros países, mas, eles nunca serão o que é o Brasil!

Ou seja: Amo meu país e quero voltar por ele!

Em terceiro lugar: Preciso fazer um bom doutorado! E esse desejo ferve dentro de mim! Sei que nossos trabalhos por ali não perdem em nada para os dali ou acolá! Agora eu sei disso!

Claro que existe muitos outros motivos, mas, estes são alguns dos mais importantes!

Acabo, citando mais uma vez Afonso Celso: "Há pois, em ser brasileiro o gozo de um benefício, uma vantagem, uma superioridade".




Nenhum comentário: